Agosto dourado sobre a conscientização da importância da amamentação

 em Marketing

Esse mês o SESMT da Servfaz promove a campanha Agosto Dourado que trata sobre a conscientização da importância da amamentação. A campanha foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

A amamentação é importante, porém pode ser um desafio. As especialistas alertam que, apesar das dificuldades que podem ocorrer, é preciso insistir o tempo que for necessário para que se crie esse vínculo entre mãe e filho e a amamentação aconteça.

Um dos passos fundamentais para ter sucesso na amamentação é estar bem informada e criar uma rede de apoio, pesquisar sobre os benefícios, as técnicas e dificuldades frequentes da amamentação. Tire suas dúvidas durante o pré-natal, consulte profissionais especializados e peça ajuda a amigos e familiares.

Outra orientação é não hidratar os mamilos. Cremes hidratantes podem afinar a pele dos mamilos e facilitar fissuras. Tome banho de sol: O sol ajuda a tornar a pele do mamilo um pouco mais espessa e previne fissuras. Tome dez minutos por dia, das 8h às 10h, para evitar temperaturas elevadas e não causar queimaduras.  Escolha um sutiã adequado. Uma boa sustentação mamária reduz o inchaço das mamas, promove maior conforto e diminui a mastalgia (dor mamária).

Para as mães que não podem amamentar, temos em Teresina o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, centro de referência dos 05 postos de coleta de leite humano do Estado do Piauí.

Para mais informações acessem: https://www.saude.pi.gov.br/noticias/2024-05-14/12813/nmder-realiza-semana-de-conscientizacao-sobre-a-doacao-de-leite-materno.html

Postagens Recentes